Um filhote de baleia foi encontrado morto na Praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, no litoral do Ceará, na manhã desta sexta-feira (10). O corpo do animal foi encontrado na faixa de areia, por uma moradora que caminhava na região.
A cena do filhote morto foi registrada Lijanir Guarnjeiro dos Anjos, que acionou o Conselho Comunitário de Canoa.
"Me senti muito triste de ver aquele animal jogado lá. Não sei se ele se perdeu na mãe e a corrente jogou ele para a beira do mar ou se ele ingeriu algum plástico. Já cheguei a ver golfinho e tartaruga encalhada, mas baleia morta foi a primeira vez", relata a moradora.
Conforme a titular da Secretaria do Meio Ambiente de Aracati, Kátia Freire, o órgão foi comunicado sobre o filhote de baleia morto e uma equipe foi enviada ao local, em parceria com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), ONG que desenvolve trabalhos de proteção a mamíferos marinhos.
"Entramos em contato com a Aquasis. Como o animal já aportou morto eles [membros da Aquasis] vão ao local para recolher amostras para saber a causa da morte", afirma Kátia Freire.
G1