Ordenado novo diácono na Paróquia de São Manuel, em Marco



 A noite do dia 14 de Janeiro de 2022 foi marcada pela ordenação Diaconal de Francisco Eduardo Neto Filho, que ocorreu no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Seguindo todos os protocolos sanitários, a celebração contou com uma grande participação de fiéis, que puderam contemplar a ordenação de mais um filho da Paróquia São Manuel, que recebe o Ministério Diaconal.

Antes do início da celebração, Dom Vasconcelos ingressou solenemente no Santuário Sagrado Coração de Jesus, acompanhado pelo Pároco da Paróquia São Manuel e Reitor do Santuário, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva e do Monsenhor Manuel Rômulo Rocha e claro, o ordenando da noite, Francisco Eduardo. Após oscular a Cruz na porta Central, Dom Vasconcelos aspergiu os fiéis presentes no templo e fez orações diante do Santíssimo Sacramento.

Terminado este primeiro momento, Francisco Eduardo realizou sua Profissão de Fé Católica diante de Dom Vasconcelos, bem como seu juramento de fidelidade, prestando total conhecimento sobre todas as obrigações e compromissos que irá assumir até o fim de sua vida. Concluído este momento, foi realizada a assinatura das testemunhas e do ordinando. Terminada mais esta etapa, iniciou-se a celebração com a tradicional procissão de entrada.

Iniciada a celebração solene, todos os ritos da Santa Missa foram transcorridos normalmente até a homilia. Neste momento, Francisco Eduardo foi convidado à se fazer presente no presbitério. Iniciando o Rito de Ordenação Diaconal, Dom Vasconcelos interrogou o Revmo. Padre Samuel, Reitor do Seminário de Teologia, se o candidato era digno de receber tal Ministério, sendo confirmado pelo Sacerdote.

Após a homilia, Francisco Eduardo fez seu propósito diante de Vossa Excelência Reverendíssima e seguiu-se com a imposição das mãos e oração consecratória. Após este momento, já tendo recebido o Ministério Diaconal, o agora Diácono Francisco Eduardo recebeu de seus Pais a Estola Transversal e Dalmática, sendo revestido pelo Revmo. Monsenhor Raimundo Nonato. Este momento foi marcado de grande emoção, onde o Diácono contido em lágrimas, abraça seus pais e mostra-se ao povo. Seguindo a celebração, Dom Vasconcelos entregou ao ordenado o Evangeliário, livro dos Santos Evangelhos. Este rito faz-se referência ao Ministério Diaconal, na qual o eleito dará testemunho da palavra e proclamará o Evangelho em todas as celebrações em que estiver servindo. Transcorrido este rito, a Santa Missa seguiu normalmente.

Após a Comunhão, o Diácono Francisco Eduardo fez seu discurso. Coberto de gratidão, fez referência a toda sua árdua caminhada, citando todos aqueles que o ajudaram e o acompanharam até aquele exato momento, dando ênfase ao seus Pais e demais Sacerdotes e religiosos.

Com informações do portal da Paróquia

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem