Um vídeo registrado por uma testemunha flagrou o momento que um carro desce à ré uma duna de cerca de 30 metros de altura entre as cidades de Jijoca de Jericoacoara e Camocim, no litoral do Ceará. As imagens começaram a circular nas redes sociais nesta terça-feira (1º), mas não há informações quando elas foram gravadas.
As imagens mostram o carro no alto da duna, ao lado de outros dois veículos. É possível ver uma pessoa do lado de fora, conversando com os ocupantes do carro, como se estivesse passando instruções. O homem desce a duna a pé, em seguida o veículo também começa a descer, de ré.
Na página em que o vídeo foi postado algumas pessoas informaram que o caso ocorreu na Duna do Funil, na Praia de Tatajuba, um dos pontos turísticos visitados durante os passeios do lado Oeste de Jeri. A prefeitura de Camocim não confirma se realmente foi no local, mas afirma que está tomando providências para coibir a prática.
"O município de Camocim está fazendo o cadastramento de todos os veículos dos municípios de Cruz e Jijoca que fazem uso do nosso espaço territorial. A gente vai fazer o cadastramento e a Secretaria do Meio Ambiente vai fazer os locais, as estradas por onde eles deverão trafegar. A prefeitura já está tomando as providências", disse o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Vasconcelos.
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) afirma que segue realizando operações de fiscalização, de forma coordenada, em todo o litoral cearense, no sentido de coibir o trânsito indevido de veículos e preservar vidas de pedestres e banhistas.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta sobre os danos ambientais causados com o trânsito de veículos em dunas, além dos riscos para as pessoas.
"Desaconselhamos o trânsito de veículos sobre as dunas devido ao grande risco para a segurança da vida humana e os danos ambientais associados. No parque Nacional é proibido transitar sobre as dunas, a conservação dos atrativos naturais que motivam e sustentam a atividade turística deve ser prioridade e responsabilidade de todos", diz a nota do órgão.
A gerente do Núcleo de capacitação do Detran-CE, Patrícia Reis, explica que o tipo de infração depende da localização dessa duna. "Se ela estiver em faixa de banhista, certamente a infração cometida será no artigo 187, do CTB, que é uma infração de natureza média, são cinco pontos no prontuário do condutor ou proprietário e valor de aproximadamente R$ 130", diz.
"Se as dunas estiverem em uma área de preservação ambiental, que não esteja em área de banhista, neste caso não há uma infração de trânsito, poderá haver uma infração de crime ambiental", completa a gerente do Detran.
G1