Os professores de 76 cidades do Ceará conseguiram o reajuste máximo sobre o piso do magistério. A maioria das Prefeituras desses municípios enviou às Câmaras de Vereadores, de acordo com a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), mensagem com proposta de aumento salarial de 33,24%. A relação de Prefeituras vem sendo atualizada diariamente e, a qualquer momento, pode mudar.
Em outras seis cidades – Morada Nova (6,74%), Beberibe (7%), Iguatu (10,18%), Itapipoca (25% a 28%), Maracanaú (14,5%) e Maranguape (29,68%), os professores não aceitaram o percentual abaixo dos 33,24% e, como resposta, paralisaram as atividades ou decretaram estado de greve.
MOVIMENTAÇÃO DOS PROFESSORES
O Jornal Alerta Geral, gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão para outras 23 emissoras do Interior e pelas redes sociais do @cearaagora, apresenta, nesta terça-feira, a partir das 7 horas da manhã, um balanço com novas informações sobre o movimento dos professores para garantir o reajuste do piso do magistério. O Jornal Alerta Geral tem o comando do jornalista Luzenor de Oliveira e comentários políticos do jornalista Beto Almeida.
GREVE E PROTESTOS
A greve deixa sem aula, desde a quarta-feira da semana passada, estudantes da rede municipal de Maracanaú. Em Itapipoca, os professores decretaram estado de greve e, no município de Beberibe, os profissionais foram às ruas, nessa segunda-feira, e cobraram da prefeita Michele Queiroz (PL) mais sensibilidade com a qualidade do ensino.
A Federação Nacional de Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertam que, se concedido o reajuste do piso do magistério em 33,24%, muitas prefeituras enfrentaram dificuldades financeiras. As duas entidades consideram que a portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, não tem base legal e recomendaram prudência aos gestores para avaliar o percentual de reajuste salarial dos profissionais de ensino.
Para a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o novo piso precisa ser cumprido porque está assegurado pela Emenda Constitucional n° 108/2020, que disciplina a aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Prefeituras do Ceará que concederam o reajuste de 33,14%,
- Abaiara
- Acaraú
- Antonina do Norte
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Assaré
- Aurora
- Barbalha (Após anúncio, Prefeitura não enviou Lei à Câmara)
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Capistrano
- Caririaçu (33,25%)
- Carnaubal
- Catunda
- Caucaia
- Cedro
- Chaval
- Choro
- Chorozinho
- Crato
- Croatá
- Cruz
- Farias Brito
- Fortaleza
- Fortim
- General Sampaio
- Guaraciaba do Norte
- Hidrolândia
- Horizonte (33,33%)
- Icó
- Ipaumirim
- Iracema
- Irauçuba
- Itaitinga
- Itapajé
- Itatira
- Jaguaruana
- Jardim
- Jati
- Jijoca de Jericoacoara
- Juazeiro do Norte
- Jucás
- Lavras da Mangabeira
- Limoeiro do Norte
- Madalena
- Marco
- Mauriti
- Milagres
- Milhã
- Missão Velha
- Morrinhos
- Mulungu (33,40%)
- Nova Olinda
- Nova Russas
- Pacoti
- Pacujá
- Paraipaba
- Porteiras
- Potengi
- Quiterianópoles
- Reriutaba
- Salitre
- Santa Quitéria
- Santana do Cariri
- São Luis do Curu
- Senador Sá
- Tamboril
- Tarrafas
- Tauá
- Trairi
- Uruburetama
- Varjota
- Várzea Alegre
(*) com informações da Fetamce