O Ceará recebeu 1.300 urnas eletrônicas do novo modelo (UE2020), que serão utilizadas nas eleições de 2022. A previsão é de que o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-CE) receba 10.424 novas urnas até a data do pleito.
Apesar de as urnas passarem por atualizações e melhorias desde 1998, essa é a primeira vez que a sua aparência foi alterada. A UE2020 contará com uma série de possibilidades de acessibilidade e segurança.
As novas urnas possuem baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção, explica o TRE-CE. Também passam a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística.
O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla. O órgão disse ainda que também é possível acoplar um equipamento para que, um dia, eleitores tetraplégicos possam votar por meio do movimento dos olhos e da boca.
Além disso, o perímetro criptográfico do modelo UE2020 foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. O algoritmo criptográfico da urna também foi trocado para o tipo E521, ou EdDSA, considerado um dos mais apurados atualmente disponíveis.
Facilidades e possibilidades para mesários
Outra novidade é a reformulação do terminal do mesário no modelo UE2020. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque. Isso possibilitará que, no futuro, a foto da eleitora ou do eleitor também apareça na tela quando a identificação biométrica for realizada.
O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.
Dois modelos
As novas urnas se somarão a outras dos modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 25.063 urnas serão o quantitativo total de urnas que integrarão o parque do TRE-CE para as Eleições 2022 .
Destaca-se que, embora a UE2020 e os demais modelos tenham aparências diferentes, todas são urnas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral e apresentam os requisitos de segurança e legitimidade para receber e apurar com fidedignidade a manifestação da vontade popular expressada por meio do voto.
G1