Corpo de Bombeiros participa de Cortejo de São José em Jericoacoara. Na manhã deste sábado, 19 de março, se celebra o Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará. Além dos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que realizaram prevenção, a Marinha do Brasil também esteve presente conduzindo o Santo Padroeiro em uma embarcação, assim como a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara
O cortejo se realizou da enseada de Jericoacoara (praia principal), passando pela praia de malhada e retornando para a duna do pôr do sol, procissão de São José se realizou entre 7h30 e 11h30 da manhã deste sábado, 19 de março. Na oportunidade, cerca de 30 barcos, na maioria de pescadores locais, acompanharam o cortejo.
O Padroeiro do Ceará
Dia 19 de março é uma data de muita fé e esperança para agricultores devotos de São José. Eles acreditam que, se chover no dia do padroeiro do Ceará, o período chuvoso vai ser bom e a plantação farta.
Desde 1621, 19 de março é conhecido, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.
A escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.