Na última sexta-feira (05/08) foram deliberadas e aprovadas por maioria dos votos na Câmara Municipal de Morrinhos, município a 233 km de Fortaleza, duas denúncias contra o presidente da Casa, José Ivan Araújo. O pedido de cassação do parlamentar é justificado pelo uso do veículo oficial da Casa Legislativa para fins particulares, o que configura ato de improbidade administrativa.
Segundo o documento, a conduta também se enquadra como quebra de decoro parlamentar, “que é a conduta que se espera pelos políticos eleitos”. O caso foi denunciado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O próximo passo é a apuração nas respectivas instâncias para que sejam tomadas as providências cabíveis.
No último dia 06 de junho, enquanto vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos, o parlamentar esteve com o carro oficial da Câmara no núcleo regional da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), em Sobral. O evento, porém, não possui nenhuma relação com as funções da Casa Legislativa.
A prática, no entanto, seria recorrente. Em outra ocasião, um irmão do vice-presidente da Câmara Municipal, que não possui vínculo algum com as atividades legislativas, teria usado o veículo e se envolvido num acidente de trânsito.
Conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa, a quebra de decoro em decorrência da prática de irregularidades graves caracteriza motivo suficiente para a cassação do mandato.
A Noticia do Ceara