Animal se encontrava com "estado vital debilitado" e foi avistado por representante de uma barraca de praia; após resgate da Semace, tartaruga-cabeçuda foi levada para clínica veterinária
A Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) resgatou na ultima terça-feira, 23, uma tartaruga-cabeçuda. O salvamento aconteceu em Icaraí de Amontada, no Litoral Oeste do Estado.
O animal foi avistado pelo representante de uma barraca de praia, que comunicou o encontro à Semace. Funcionários do órgão foram ao local e realizaram o resgate da tartaruga.
Após o salvamento, uma técnica de fauna da Semace levou a tartaruga à clínica veterinária da Prefeitura de Fortaleza. O animal passou por exames, que detectaram "estado vital debilitado", segundo o órgão.
O animal é um macho adulto da espécie Caretta caretta. Ele tem 1,23 metro de comprimento e pesa 69 quilos. As tartarugas desta espécie podem chegar a até 180 quilos.
Concluídos os exames, que seguem em andamento, a tartaruga deve seguir para um processo de reabilitação pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, no Rio Grande do Norte. Após a recuperação completa, o animal será devolvido à natureza.
O Povo