Corredores e quartos do hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, tiveram uma programação diferente do dia a dia de cuidados terapêuticos. Nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, pacientes da unidade receberam visita de cães como parte de um processo de pet terapia.
Cachorros da raça Golden Retriever adereçados com bandanas, laços e outros itens foram levados à ala infantil da unidade de saúde. Lá estão internadas crianças que sofreram problemas como quedas, engasgos e intoxicações e passam por recuperação.
Um dos pequenos a receber os animais é Michael, internado no IJF há alguns dias à espera da realização de uma cirurgia. Apesar de ter apenas um gato em casa, a criança gosta muito de cães e interagiu com os visitantes nesta manhã, chegando até mesmo a dar comandos aos bichos, previamente adestrados.
A superintendente da unidade, Dra. Riane Azevedo, salientou que a presença e a interação com os cães, também chamada de "cãoterapia", compõem um mecanismo que ajuda na recuperação das crianças.
"O animal traz muita paz às crianças, relembra o ambiente de brincadeiras, de casa, de domicílio. Os animais trazem essa similaridade", pontuou, acrescentando que a unidade de saúde costuma proporcionar a ação nas datas alusivas às crianças. Segundo ela, a medida é bem recebida tanto pelo público infantil quanto pelos responsáveis dele.
"As crianças gostam, as famílias, todo mundo. Até os funcionários do hospital acham ótimo, batem fotos. Eles [os cães] são muito amáveis", concluiu.
G1