O presidente da Argentina, Alberto Fernández, participa da cerimônia de posse do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Praça Bolívar, em Bogotá.| Foto: EFE/Mauricio Duenas Castañeda
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, parabenizou seu "querido" Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo pela vitória no primeiro turno das eleições sobre o atual governante, Jair Bolsonaro, a quem terá que enfrentar em segundo turno.
"Felicito meu querido @LulaOficial por sua vitória no primeiro turno e faço chegar meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática", escreveu o presidente argentino em sua conta oficial no Twitter.
Fernández acompanhou o texto com uma fotografia na qual aparece apertando a mão do candidato do PT à presidência do Brasil.
Anteriormente, vários ministros do Executivo argentino comemoraram o "grande triunfo" de Lula.
O ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana, escreveu uma mensagem em sua conta no Twitter na qual, além de publicar uma foto sua com Lula, descreveu como "grande triunfo" do ex-presidente o resultado nas eleições deste domingo.
O titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Filmus, também classificou o resultado alcançado pelo ex-presidente como "fabuloso".
"Uma pessoa de 76 anos que se recupera de uma enorme perseguição e volta a liderar uma campanha eleitoral", destacou o ministro durante seu discurso em um especial da emissora de televisão pública argentina dedicado às eleições brasileiras.
"Devemos confiar que a personalidade de Lula, que lhe permitiu superar as adversidades, será decisiva (...) Uma vitória de Lula terá impacto na política argentina e latino-americana", acrescentou Filmus.
Gazeta do Povo