Fifa não autoriza a permanência de mascotes dentro de campo e apenas credenciados gerais pela entidade
O Canarinho Pistola, mascote da Seleção brasileira, não vai poder estar no campo assistindo os jogos do Brasil. A Fifa não autoriza a permanência de mascotes dentro de campo e apenas credenciados gerais pela entidade.
Canarinho Pistola
A ideia da entidade é respeitar o espaço de atletas e comissões técnicas e arbitragem, impedindo o excesso de pessoas no gramado. Na Rússia, o Canarinho já havia ficado de fora do evento, por uma recomendação da Fifa e dos russos. Na época, Zabivaka, a mascote do evento, era quem deveria ficar com todos os holofotes.
Conforme a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Canarinho foi inspirado nas mascotes que fazem sucesso em ligas como a NBA.
Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 divulgou os mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas. As animações remetem a barretes frigios, uma espécie de chapéu. Este item, inclusive, na cor vermelha, foi adotado pelos republicanos franceses durante a luta pela tomada da Bastilha em 1789, período em que houve a Revolução Francesa.
Julie Matikhine, gerente de marca de Paris 2024, explicou que os mascotes encarnam o espírito francês. “Um ideal que carrega os valores do nosso país, uma parte da nossa história e um ponto de vista singular sobre o mundo. Primeira vez que o mascote não é um animal, e sim um ideal”, pontuou.
Os olhos e a boca dos mascotes merecem destaque. Segundo o conceito, os olhos das animações foram pensados para serem travessos e bem expressivos. Já em relação à boca, cada expressão foi desenvolvida com cuidado para dar personalidade ao mascote.
GC Mais