Neste domingo (27), a Polícia Civil do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Bela Cruz, realizou a localização e apreensão de um aparelho de telefone celular, que havia sido perdido por um estudante na cidade de Bela Cruz-CE
O dono do celular transitava na Rua São Vicente, próximo a uma escola, quando veio a perder seu celular modelo Xiaomi Redmi Note 9. O jovem ao constatar que havia perdido o celular, tentou ligar para o numero do chip, porem já dava desligado.
O caso se deu no mês de outubro.
Ele então fez um BO na Delegacia local em Bela Cruz, relatando o caso, onde a Polícia Civil iniciou diligencias de imediato para apurar o ocorrido.
Durante as diligências, os investigadores identificaram que um carro modelo Celta, de cor prata, parou ao lado do celular e recolheu o aparelho. Diante da situação a pessoa que achou o celular, foi identificada e o aparelho localizado e apreendido.
A pessoa que ja estava fazendo uso pessoal do celular, foi conduzida ate a Delegacia em Bela Cruz, para prestar os devidos esclarecimentos.
O QUE DIZ A LEI?
Quando encontrar um celular, nem pense em levar o ditado “achado não é roubado” ao pé da letra. Isso porque, de acordo com o artigo 169 do código penal, o ato de achar algo e não devolver configura infração penal por “apropriar-se de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza.”Ainda segundo o código penal, quem encontrar um celular, ou qualquer outra coisa que não lhe pertence, tem o prazo de até 15 dias para devolver ao dono ou entregar à alguma autoridade.