Com a proximidade do início da pré-estação chuvosa, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o acumulado de chuvas em novembro e adiantou que a expectativa para os próximos meses é positiva. Segundo o órgão, no mês passado choveu mais de 1000% acima do esperado.
A média histórica para o mês é de 5,8 milímetros e neste ano foi registrado um desvio positivo de 1.132,1%. Ao todo foram 73 milímetros, o que significa o novembro mais chuvoso desde 1975, como explica a meteorologista Meiry Sakamoto.
“Não choveu todos os dias, mas os dias que choveram a chuva veio com tudo e em alguns municípios as precipitações em 24 horas ultrapassaram 100 milímetros. Essas chuvas vieram por áreas de instabilidade provocadas por sistemas que vieram sobre o oceano”, disse.
As frentes frias que ajudam na formação de nuvens de chuva têm tendência de aumentarem nesse período que se aproxima. “Essa pré-estação chuvosa iniciará com chuva em todo o Estado. Áreas de instabilidade influenciadas por um sistema que está no Oceano Atlântico próximo à Bahia vai trazer condições favoráveis para a formação de chuvas nesses primeiros dias do mês”, informa.
Na última década, na maioria dos anos o período fechou com chuvas abaixo da média. Apenas em quatro oportunidades a expectativa foi superada. O maior acumulado foi em 2021 com 211,4 milímetros e o pior índice foi em 2014, que registrou 33,7 milímetros.
A Noticia Ceara