Sites do Governo de Alagoas são hackeados: 'Nenhum dado foi perdido', diz mensagem




Os sites do Governo de Alagoas foram retirados do ar nesta segunda-feira (12). A ação teria sido promovida por um grupo hacker que deixou a mesma mensagem em pelo menos 5 páginas diferentes, todas ligadas ao Estado.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), houve uma falha de segurança "nas credenciais da conta que gerencia o domínio al.gov.br no sistema do registro brasileiro, o registro.br". Inicialmente, o Governo de Alagoas divulgou que a falha tinha sido do "registro.br", mas a informação foi retificada nesta terça (13). Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados


O texto deixado nas homes hackeadas afirma que "nenhum dado foi perdido ou roubado, apenas a home alterada!".


Em outro trecho da mensagem, o grupo diz que "não se pede voto pedindo morte ao adversário, seja melhor". A frase seria uma referência ao texto deixado nesta segunda-feira por outro grupo hacker na página do Governo do Ceará, que pede anulação de votos e morte ao candidato eleito, Lula (PT).


Por volta do meio-dia apareciam hackeadas as páginas do Governo de Alagoas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento. O Estado afirmou que já tomou providências "para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos".


Leia, abaixo, a íntegra da nota do Governo de Alagoas


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio da Assessoria Executiva de Gestão Interna e da Gerência de Tecnologia da Informação, esclarece:


O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados.


A falha de segurança ocorreu nas credenciais da conta que gerencia o domínio al.gov.br no sistema do registro brasileiro, o registro.br.


Nenhum sistema local foi invadido, apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados (DNS).A Fapeal contactou o “registro.br”/NIC.br, em caráter de urgência, que resetou a conta, para que a função de administrador fosse retomada e para que os endereços fossem corrigidos.


Dados, serviços e conectividade não foram alterados e, juntamente ao correto direcionamento das URLs, já se encontram restaurados na íntegra.


Sites governamentais de alguns estados estiveram fora do ar simultaneamente.




G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem