Asteroide do tamanho de ônibus deve passar rente à América do Sul com a menor distância já registrada da Terra



 Um asteroide do tamanho de um ônibus está previsto para passar rente à ponta sul da América do Sul às 21h17 (no horário de Brasília) desta quinta-feira. Segundo o Virtual Telescope Project, a expectativa é de que essa rocha espacial resulte no quarto registro de menor distância com a Terra, com exceção dos cinco asteroides descobertos pouco antes do impacto. 

Espera-se que esse asteroide, avistado pela primeira vez no sábado, aproxime-se em 3,5 mil quilômetros acima da superfície do planeta, ou seja, que fique 10 vezes mais perto da Terra do que os satélites de comunicação que a circundam. Não há risco de impacto, de acordo com a Nasa.

Como o corpo rochoso tem dimensões de 3,8 metros por 8,4 metros, não seriam esperados estragos mesmo se atingisse a Terra. Se entrasse em contato com o planeta, o mais provável seria se transformar numa bola de fogo que se desintegraria na atmosfera, fazendo com que alguns dos detritos maiores potencialmente caíssem como pequenos meteoritos.

O Virtual Telescope Project informou também que a rocha em questão foi descoberta pelo astrônomo amador Gennady Borisov e foi batizada de asteroide 2023 BU. Uma imagem sua foi registrada remotamente com uma unidade robótica numa única exposição de 300 segundos. O telescópio rastreou seu movimento, deixando as estrelas parecendo longas trilhas enquanto o asteroide é um ponto nítido de luz. Quando a foto foi tirada, o asteroide 2023 BU estava a cerca de 580 mil quilômetros da Terra.

Interessados em observar a passagem do asteroide podem fazê-lo por meio de uma transmissão ao vivo no canal de YouTube do The Virtual Telescope Project a partir das 21h15 desta quinta-feira.

Segundo as estimativas da Nasa, o asteroide deve mudar sua trajetória por influência da gravidade da Terra. Em vez de circular o sol a cada 359 dias, ele deve se mover para uma órbita oval com duração de 425 dias.


O Globo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem