Mortos por terremotos na Síria e Turquia passam de 21.000




Os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria na 2ª feira (6.fev.2023) já causaram a morte de pelo menos 21.051 pessoas nos 2 países. Outras 78.124 se feriram. Os dados foram atualizados por volta das 19h (horário de Brasília) desta 5ª feira (9.fev).

A quantidade superou o número de mortos causado por um terremoto e um tsunami que atingiram a cidade japonesa de Fukushima em 2011. Os desastres naturais também resultaram em um acidente nuclear na usina da região. À época, mais de 18.000 pessoas morreram.

“Podemos chamar de desastre do século”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante visita à cidade de Osmaniye, no sul do país.

O atual número de mortes na Turquia e na Síria também se tornou o 2º maior na região ao ultrapassar as mortes registradas em 1999, quando tremores de 7,4 na escala Richter atingiram a região turca de Izmit, próxima à Grécia. Na época, cerca de 17.000 pessoas morreram.

Na atualização mais recente da CNN, por volta de 19h (horário de Brasília), o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, informou que o número de mortos chegou a 17.674. O de feridos é de 72.879.

A Síria tem pelo menos 4.297 mortos por conta dos terremotos. O Ministério da Saúde informou 1.347 mortes, segundo a CNN. Já 2.295 pessoas se feriram. As áreas controladas por rebeldes, no noroeste do país, registraram mais 2.030 mortos e mais de 2.950 feridos, segundo o grupo de defesa civil Capacetes Brancos.

A região é controlada pela oposição ao governo de Bashar Al-Assad, o que dificulta a coleta dos dados. O país vive uma guerra civil desde 2011.

Agências de ajuda humanitária alertaram que o número de vítimas provavelmente aumentará significativamente, especialmente na Síria, já que equipes de resgate seguem vasculhando os escombros de prédios que desabaram.

Na 5ª feira (9.fev), um comboio de ajuda da ONU (Organização das Nações Unidas) chegou à Síria pela 1ª vez desde os tremores. O conjunto de 6 caminhões atravessou a passagem de Bab Al Hawa –corredor de ajuda humanitária entre a Turquia e Síria.

Os veículos carregaram colchões, cobertores, lençóis de plástico, recipientes para água, utensílios de cozinha e kits de higiene. As informações são da emissora norte-americana CNN.

Poder 360

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem