A prefeita de Camocim, Elizabeth Magalhães, resolveu dar a isenção da cobrança da taxa dos transportes de passeios turísticos de outros municípios que atuam no litoral Camocinense. Contudo, os veículos deverão realizar o credenciamento na Secretária do Turismo de Camocim.
A decisão foi comunicada na manhã desta terça-feira (28), durante reunião no NAEC com categorias de trabalhadores do Turismo da região do Guriú, Tatajuba, Lago Grande e Torta.
A taxação foi determinada através da Lei Municipal N°: 30/2022, sancionada no final do ano passado, e prejudicou, principalmente, as associações, cooperativas e empresas de passeios de Jijoca de Jericoacoara, que vendem passeios para o litoral camocinense, e que decidiram suspender, como forma de protesto, todos os passeios para Camocim.
A suspensão das atividades esvaziou os pontos turísticos situados no distrito do Guriú. Donos de barracas e de outros equinantos de lazer entraram em prejuízos sem a frequência dos turistas de Jericoacoara.
Garçons, cozinheiros, balseiros, ambulantes, artesanatos, pescadores, comerciantes e demais trabalhadores do setor foram prejudicados economicamente. No carana val, ápice da crise, eles realizaram ações de protestos, chamando atenção das autoridades públicas e a revogação da Lei.
Revista Camocim