O apresentador do Balanço Geral, da Record TV Itapoan, José Eduardo, se manifestou pela primeira vez publicamente, nesta segunda-feira (13/03), sobre a denúncia de que três funcionários da emissora teriam desviado dinheiro de doações feitas por telespectadores através de PIX, que deveriam ser destinadas para uma menina que trata câncer e teve seu drama exibido no programa. Estima-se que os três acusados pelo crime tenham se apropriado de pelo menos R$ 800 mil.
O apresentador da atração, que descobriu o caso, iniciou o programa falando sobre honestidade, defendeu sua história pública e disse ter orgulho da equipe com a qual trabalha diariamente.
“Você que precisa da Rede Record continue vindo à porta da emissora, pedindo ajuda, e nós faremos de tudo para te ajudar. Bandido nenhum vai me impedir de ajudar o povo”, disse sem citar nomes. O apresentou pregou punição aos envolvidos em caso de confirmação dos desvios. Conforme o apresentador, o jurídico da emissora “está trabalhando para encontrar e apontar os culpados”.
A emissora segue investigando o caso, até o momento já confirmaram o envolvimento de um editor do programa e dois repórteres. O editor já foi demitido durante o fim de semana, após confessar o crime. Já os repórteres ainda não foram desligados da emissora, porque estão em período de férias, mas devem ser demitidos logo após o retorno. Todas as dispensas serão por justa causa, sem pagamento de direitos trabalhistas.
A situação foi descoberta logo depois do Carnaval, em fevereiro. A história sobre a menina com câncer foi ao ar em setembro de 2022. A mãe da garota fez um apelo ao vivo para tentar arrecadar dinheiro para o tratamento da doença, que tem altos custos e inclui sessões de quimioterapia. No ar, foi exibido uma chave PIX que não era da mulher, mas sim a de um dos envolvidos no desvio de dinheiro. O ex-jogador do Bahia, que atualmente joga no Al-Nasst, time da Árabia Saudita que tem Cristiano Ronaldo no elenco, Anderson Talisca doou cerca de R$ 70 mil para o caso.
No fim de fevereiro, o jogador e sua equipe entraram em contato diretamente com a mulher que deveria receber as doações, com o objetivo de abater o valor doado no Imposto de Renda, porém foram surpreendidos pela mãe da criança ao serem informados que a família não recebeu nenhum valor da emissora nem mesmo do atleta.
Após descobrir o esquema de desvio, o apresentador José Eduardo acionou a alta direção da emissora e cobrou ações, a executiva da TV local repassou o caso para a sede da emissora em São Paulo, que deu início a investigação interna.
Se registrado na polícia, os envolvidos podem responder por estelionato e cumprir pena de um a cinco anos de prisão.
Metropoles