Não há relatos de feridos ou desabrigados, mas a correnteza causou muitos prejuízos materiais aos moradores
Duas barragens de pequeno porte romperam na tarde deste sábado, 8, em Itapipoca, a 147 quilômetros de Fortaleza, e dezenas de casas foram invadidas pela correnteza. Os reservatórios ficam localizados na comunidade Dom Severino, zona rural do município, que registra um alto volume de chuvas desde o começo de abril.
A Defesa Civil do Município informou que ainda não há informações sobre possíveis desabrigados ou feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Prefeitura e enviou uma guarnição ao local para atuar na ocorrência.
Imagens feitas pelos moradores logo após o rompimento mostram a dimensão da enchente. As estradas ficaram completamente submersas. Dentro das residências, o nível da água quase atingiu a altura do joelho, causando prejuízos materiais e expondo as pessoas ao risco de curto-circuito na rede elétrica.
O POVO procurou a Defesa Civil do Estado para saber mais informações sobre o caso. A assessoria de imprensa do órgão informou que não havia sido notificada sobre o incidente até às 16h50min, e indicou que a demanda fosse repassada diretamente ao Município.
Procurada, a Prefeitura de Itapipoca disse ter acionado o Corpo de Bombeiros Militar tão logo os moradores da localidade alertaram as autoridades municipais sobre o rompimento das barragens, no começo da tarde.
A gestão destacou que equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura estão no local monitorando a situação e que em breve novas informações serão repassadas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em apenas oito dias, Itapipoca registrou quase metade do volume de chuvas considerado normal para o mês de abril. Até agora, o acumulado chega a 101,4 milímetros (mm). A média mensal é de 223,9 mm.
O Povo