Fortaleza e Ceará se enfrentam nesta sábado, 1º, às 16h, pela partida de ida da final do Campeonato Cearense. O jogo, disputado na Arena Castelão, será o quarto Clássico-Rei do ano. Os três primeiros tiveram vitória alvinegra. A partida vai ter transmissão da TV Cidade. No retrospecto até aqui, Ceará e Fortaleza possuem, ambos, 45 títulos do Estadual, sendo a final deste ano, portanto, responsável pelo desempate em número de títulos dos rivais.
Outra estatística que será desempatada em 2023 é a de vezes em que um dos dois clubes ficou na primeira posição, e o adversário em segundo. Em 38 oportunidades até este ano, em 19 vezes cada clube terminou à frente do rival. Com 53 partidas disputadas em decisões do Campeonato Cearense (contando triangulares finais e desempates por pontos), o número de vitórias também está empatado, com 15 para cada lado, além de 23 empates.
No número de gols marcados, o Fortaleza leva a vantagem com 2 gols a mais (48 a 46).
COMO CHEGA O LEÃO
Mandante no primeiro jogo, o Fortaleza vai para a partida pressionado. Eliminado pelo próprio rival por 3 a 2 na Copa do Nordeste, na última quarta-feira, 29, o Tricolor do Pici tenta quebrar a sequência de três vitórias seguidas do Ceará no confronto. Campeão dos últimos quatro estaduais, o Leão busca, ainda, conquistar o penta inédito para a história do clube.
Para a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda não deve contar com os jogadores João Ricardo, Sammuel, Lucas Esteves, Guilherme, Pedro Rocha e Romero, todos machucados. Com nenhum atleta suspenso, o Tricolor deve ir a campo com a seguinte escalação: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi, Lucas Crispim; Caio Alexandre, Hércules, Pochettino, Calebe; Romarinho e Lucero.
VOZÃO EM MELHOR MOMENTO
Classificado à final da Copa do Nordeste, o Vozão, visitante na partida de ida, vai para o confronto invicto há seis jogos. Vitorioso nos três Clássicos-Rei do ano até o momento (2 a 1 pelo estadual e 2 a 0 e 3 a 2 pelo regional), o Ceará busca atrapalhar o sonho do Fortaleza de conquistar o pentacampeonato. O Alvinegro, inclusive, é o único clube do Estado que possui um penta, do ano de 1915 ao ano de 1919. A conquista, apesar de polêmica, foi homologada pela Federação Cearense de Futebol (FCF) através do Ato Administrativo de número 11/2008.
Para o Clássico-Rei, o Ceará não possui nenhum atleta no departamento médico. Também com nenhum suspenso e com a provável volta de David Ricardo, que estava com virose, o treinador Gustavo Morínigo deve subir ao gramado com os seguintes atletas: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo, Willian Formiga; Richardson, Caíque, Guilherme Castlho; Erick, Vitor Gabriel e Janderson.
O JOGO
Disputada às 16h na Arena Castelão, no sábado, a partida promete ser pegada, assim como foram as últimas três. No jogo passado, inclusive, houve expulsão do atleta Thiago Galhardo, do Fortaleza, apenas dez minutos depois de entrar na partida, ao receber o segundo amarelo em cotovelada no volante do Ceará, Richardson.
Para o clube ser campeão, ele deve ganhar mais partidas que o adversário ou terminar com melhor saldo de gols em caso de uma vitória para cada lado nos dois jogos. Se os dois confrontos terminarem empatados, ou com o mesmo saldo de gols em um triunfo para cada equipe, o título será definido em disputa de pênaltis.
NÚMEROS
- Vitórias do Fortaleza: 15*
- Vitórias do Ceará: 15
- Empates: 23
- Gols do Fortaleza: 48
- Gols do Ceará: 46
* WO no triangular final de 1979
1933: desempate por pontos