Autoridades do país informaram que o fenômeno foi causado pela queda de um satélite da Nasa
A administração de Kiev informou que um satélite da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, caiu na capital ucraniana nesta quarta-feira (19). A trajetória do objeto teria sido o motivo de um sinal luminoso que causou especulações nas redes sociais
"Por volta das 22h (16h de Brasília) de 19 de abril, observou-se no céu de Kiev o lampejo brilhante de um objeto aéreo. Segundo a informação preliminar, o fenômeno foi resultado da queda de um satélite da Nasa na Terra" declarou o chefe da administração militar da cidade, Sergiy Popko, no Telegram.
O fenômeno foi avistado em um dia que estava programada a queda na Terra da espaçonave aposentada RHESSI (abreviação de "Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager"), segundo a Nasa. O equipamento de geração de imagens de energia solar foi desativado em 2018.
As estimativas indicavam que o satélite, que pesa cerca de 300 quilos, deveria colidir com a Terra por volta das 22h30min no horário de Brasília. A agência espacial não revelou qual a zona de impacto do satélite.
Em um comunicado, a Nasa afirmou que existe baixa possibilidade de danos a pessoas com a queda do objeto, pois era esperado que a maior parte da espaçonave queimasse devido ao atrito com atmosfera. Até o momento, a agência não confirmou que o objeto flagrado nas imagens é o equipamento desativado.
A espaçonave foi lançada em 2002 com a missão de obter imagens dos elétrons de alta energia que carregam grande parte da energia liberada nas explosões solares.
Gaucha ZH