Corpo de Bombeiros realiza treinamento de corte de árvores em Itapipoca.
Antes de mais nada, a atividade de corte de árvores com a utilização de motosserras é classificada como de alto risco.
Ou seja, tanto os bombeiros militares, quanto terceiros, nas proximidades do local de execução da operação, podem sofrer acidentes, e em casos mais graves, ha risco de morte.
Além do seu potencial de provocar grandes prejuízos econômicos, caso seus riscos não sejam gerenciados e suas técnicas dominadas.
Pelo exposto, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, sediada em Itapipoca, realizou uma instrução de noções em cortes e poda de árvores na ultma quinta-feira, 04.
Como também, participaram do treinamento operacional todo o efetivo da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros.
A instrução
Como também, os instrutores, subtenente Meneses, da 4ª Companhia do 2º BBM – Pecém e o cabo Cavalcante, da Ciopaer, foram os responsáveis pelas instruções, que ocorreu de forma teórico e prática.
Nesse sentido, se abordou a importância do conhecimento dos materiais em altura para esta finalidade. Bem como, dos cuidados básicos que devem ter para prolongar a a vida útil dos equipamentos.
Além disso, ocorreu diversas demonstrações de técnicas de corte de árvores, como, ascensão, descensão, ancoragem e tração de árvores.
Orientações
– O Corpo de Bombeiros realiza o corte de árvores que estejam na iminência de queda, oferecendo risco à vida ou ao patrimônio.
– Para realização de corte ou poda de árvore é necessário autorização dos órgãos de proteção ao meio ambiente;
– Somente equipes habilitadas devem realizar corte ou poda de árvores;
– O serviço de corte ou poda de árvores deve ser realizado, observando os procedimento de segurança, como: utilização de equipamentos de proteção individual e equipamentos de trabalho em altura específicos, em condições de uso.