Apelidada carinhosamente de “Terra do Vento”, a Praia do Preá recebeu o 1º Fórum de Sustentabilidade e Turismo em parceria com a Aguama Ambiental. A realização do evento aconteceu na Pousada Rancho do Peixe visando debater os impactos socioambientais negativos em relação ao desenvolvimento turístico desenfreado nas regiões de Jericoacoara, Preá e arredores.
O fórum tinha como objetivo aproximar a comunidade local, empresários, gestores municipais e estaduais, além de associações, ONGs e sociedade civil, para que todos possam debater. Unindo forças o grupo presente traçou as necessidades emergenciais, os temas de relevância e buscaram soluções a curto prazo de responsabilidade socioambiental.
Entre os convidados e palestrantes estavam Alexandre Pereira (Presidente Assoc. Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo) e Secretário de Turismo de Fortaleza, Juliana Alves (Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé e Secretária Estadual dos Povos Indígenas do Ceará) e Yrwana Albuquerque (Secretária de Turismo do Ceará).
Também estiveram presentes os sócios da pousada Rancho do Peixe, Morgana Masetti e Marco Dalpozzo, participando de todos os painéis, e cobrando das políticas públicas uma solução para o trânsito irregular na área de praia, dentro do módulo mobilidade sustentável.
“Não podemos mais aceitar que a praia se transforme numa avenida, com carros e motos pra lá e pra cá, destruindo meio ambiente, colocando em risco a segurança de banhistas e velejadores, além de colaborar com a extinção de espécies como as tartarugas marinhas”, afirmou Marco.
A mediação e cerimonial ficaram por conta do apresentador Zeca Camargo em parceria com a jornalista Patrícia Calderón e a nutricionista Ale Luglio. “Muito feliz em debater um assunto tão importante é de relevância, e entender que podemos contribuir para soluções eficientes na preservação do meio ambiente”, expressa o apresentador.
Por Marcia Travessoni