Tabacaria vende réplica de mindinho de Lula e revolta apoiadores

 

Loja tirou produto da vitrine após polêmica na internet. Réplica imitava dedo decepado de Lula, motivo de piada entre opositores



Uma tabacaria localizada no município de Itajaí, em Santa Catarina, disponibilizou um produto que imita o dedo mindinho decepado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cima de uma estrela do Partido dos Trabalhadores, nas vitrines da loja. O item, uma réplica realista com ossos expostos e resquícios de sangue, foi tirado do mostruário após polêmica nas redes sociais no último fim de semana.

A vitrine da Maktub Tabacaria e Head Shop, localizada em um prédio comercial da rede Giassi Supermercados, na avenida Oswaldo Reis, foi fotografada pelo dirigente do PSol, Alex Stein. O registro foi enviado a veículos de imprensa locais, além da diretoria regional do PT.

Gerd Klotz, presidente do PT em Itajaí, confirmou ao Metrópoles que o partido iniciou a formulação de um pedido extrajudicial para retirada do produto de circulação, mas a própria tabacaria retirou o item da vitrine, alegando que se tratava apenas daquela unidade.

“Esperamos que a tabacaria venha a público se manifestar, que é o mínimo que eles deveriam fazer. Admitir o erro que cometeram e pedir desculpas a sociedade por este ato indigno e torpe de incitação ao ódio e extremo preconceito contra pessoas portadoras de alguma deficiência física”, destacou Klotz.

Nas redes sociais, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) manifestou indignação com o caso. “Que tipo de ser humano exibe em uma vitrine de sua loja uma réplica de uma deficiência física de outro ser humano?”, escreveu a parlamentar.

A rede Giassi Supermercados informou à reportagem que, após tomar ciência da situação, pediu para a tabacaria retirar o produto do mostruário. A marca reforçou, porém, que a venda do item não era de sua responsabilidade, uma vez que ocorria na dependência de um dos espaços alugados por outra organização no prédio comercial.

A Maktub Tabacaria e Head Shop é uma empresa com três unidades em Santa Catarina, localizadas em Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Procurada pelo Metrópoles, a marca não retornou os contatos até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto.

Lula perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em 1964, durante um acidente de trabalho na metalúrgica Independência, no bairro Vila Carioca, em São Paulo. O episódio é comumente utilizado como motivo de piada entre opositores e, principalmente, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).


Metropoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem