Um grupo com veículos UTV foi flagrado trafegando por uma área de preservação ambiental (APA) do município de Cruz, a 235 quilômetros de Fortaleza. O flagra ocorreu na APA Lagoa de Jijoca, popularmente conhecida como Lagoa do Paraíso, uma área de preservação dividida entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Os veículos são uma espécie de quadriciclo.
Vídeos mostram pelo menos sete veículos trafegando pela beira da lagoa, no ponto de encontro da água, da areia e da vegetação. Após a passagem dos veículos, é possível ver as águas escurecidas.
O local onde os veículos foram vistos é conhecido como Lagoa do Cajueiro, e está localizado no distrito de Caiçara, em Cruz. Ele está inserido na área de 3.995 hectares que compõem a APA Lagoa de Jijoca.
Segundo o decreto estadual nº 25975, de 10 de setembro de 2000, que criou a APA, é proibido o trânsito de veículos nessas áreas, bem como a prática de atividades que possam acelerar a erosão da terra e degradar os recursos hídricos.
Para operar na região, os responsáveis precisam de uma licença emitida tanto pelas prefeituras dos municípios que estão na APA – Jijoca de Jericoacoara e Cruz – quanto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que é responsável pela gestão das áreas de preservação ambiental no estado.
Conforme apuração os veículos que trafegaram na região receberam uma licença emitida pela Prefeitura de Cruz. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Turismo municipal, e foi informada de que o município tem duas associações de condutores de trilhas autorizadas a visitar a região, e que a fiscalização da APA é de responsabilidade estadual, e não municipal.
O g1 entrou em contato com a Sema para maiores esclarecimentos acerca das medidas cabíveis contra os infratores e o funcionamento da fiscalização na região, contudo, até o fechamento dessa reportagem, não obteve resposta.
A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara destacou que o episódio com os veículos aconteceu no lado da APA que pertence ao município de Cruz. Ainda assim, por meio de nota, a prefeitura de Jijioca de Jericoacoara repudiou o ocorrido e afirmou que irá tomar medidas para responsabilizar os infratores.
Em nota publicada nas redes sociais nesta segunda-feira (5), a empresa responsável pelo passeio, Sertões Experience, afirmou que errou o trajeto do percurso turístico e percorreu “de forma inadequada um breve trecho na margem da lagoa de Jijoca”.
A empresa também informou que tomou a iniciativa de comunicar aos órgãos responsáveis o erro: “Nos comprometemos a rever todos os trajetos que costumamos fazer para evitar que isso se repita”.
Proibição de veículos UTV em Jericoacara
Após o caso, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, informou, por meio de sua assessoria, que vai proibir os passeios em veículos UTV na região da APA Lagoa de Jijoca e na Vila de Jericoacoara. A medida, conforme a Prefeitura, deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do município.
Os veículos UTV são uma mistura de carro e quadriciclo. Seu nome é uma sigla: Utility Task Vehicle, em tradução literal, veículo utilitário multitarefas. Assim como os quadriciclos, os UTV não podem receber placas, portanto, não podem circular em vias públicas, ficando restrito apenas a passeios e competições.
Por sua estrutura, que permite piloto e copiloto, estes veículos se tornaram bastante populares nos ralis e em regiões com areia, como é o caso de praias, onde também passaram a ser vistos com maior frequência nos últimos anos.
Fonte- G1