O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, participou de audiência com o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Serra, nesta terça-feira (4), em Brasília.
Na pauta, a agilidade na construção do Ramal do Salgado e celeridade nos convênios firmados entre o Governo do Ceará e a União, através do MIDR.
Segundo o secretário Robério, a obra do Ramal do Salgado é uma das mais importantes para a continuidade do gerenciamento hídrico do Estado. “O Ramal do Salgado vai permitir que milhões de cearenses tenham acesso à água do Projeto São Francisco. A obra vai reduzir em 150km a viagem das águas do PISF até o Castanhão”.
Entre os convênios de obras firmados entre a União, através do MIRD, e o Governo do Ceará, através da SRH, estão o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), a Barragem de Jucá e a Adutora de Angicos. As obras do CAC se encontram com 75,24% de execução, com o trecho emergencial já concluído. Os lotes 03 e 04, que ainda estão em obras, vão estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.