Cerca de 76% dos médicos selecionados no primeiro edital do Programa Mais Médicos para atuar em municípios do Ceará já assumiram as vagas para as quais se inscreveram. Segundo o Ministério da Saúde, 236 dos 307 profissionais aprovados na seleção tiveram a contratação homologada e iniciaram as atividades em 108 cidades cearenses.
A pasta informou que as 71 vagas remanescentes no Estado serão preenchidas em segunda chamada, respeitando a ordem de classificação dos candidatos. Ao todo, o Ceará recebeu 1.820 inscrições. Fortaleza é o município com o maior número de vagas.
As outras 216 oportunidades contemplam municípios do Interior e da Região Metropolitana da Capital. Em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 76 profissionais atenderam a convocação do edital e se apresentaram ao município para assumir as vagas.
No Interior, a necessidade varia conforme o município. Independentemente do porte da cidade, é comum haver vazios assistenciais. Em Miraíma, a 340 quilômetros de Fortaleza, uma das cidades contempladas no programa do Ministério da Saúde, a chegada de uma nova médica vai garantir atendimento em uma UBS que está há quase um mês sem assistência. Com as 307 vagas abertas, o Ceará lidera a cobertura do Mais Médicos no Nordeste, à frente da Bahia, que mesmo sendo o estado mais populoso da região, foi contemplado com 278 oportunidades. No País, segundo o Ministério da Saúde, foram criadas mais de 5,9 mil vagas. A oferta de vagas do primeiro edital garante cobertura de 58,6% do território cearense. Ainda restam 76 municípios de fora do programa, relançado em março passado pelo Ministério da Saúde. A pasta deve publicar um novo edital ainda no segundo semestre deste ano