Polícia Militar do Ceará implementará câmeras corporais até o final de 2023

 Iniciativa visa aumentar a transparência e a prestação de contas no trabalho policial



O secretário da Segurança Pública do estado, Samuel Elânio, anunciou que a instalação de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar do Ceará está prevista para começar ainda este ano. 

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (4), o secretário enfatizou que essa medida é uma orientação e determinação direta do governador.


A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa para apresentar a redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 28,8% em Fortaleza e 7% em todo o estado do Ceará. Os números foram divulgados pela administração em um evento sediado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Eu já formalizei, já repassei para a Casa Civil um estudo que foi feito pela Polícia Militar para que a gente consiga dar andamento da melhor forma e como é que vai ser implementado isso. E aproveitando já que a SAP como já vinha em teste essas câmeras talvez a gente aproveite até a mesma tecnologia”, informou Samuel Elânio.

Conforme o secretário, a implantação das câmeras começará em grupos específicos da Polícia Militar do Ceará e, posteriormente, será expandida para outras forças de segurança.

Em relação à PM, Samuel Elânio explicou que ainda não há uma data definida para o início da instalação. “Talvez a gente consiga algumas câmeras de teste. Mas assim a aquisição propriamente dita vai ficar um duvidosa porque tem questão de licitação, aquisição e aí fica difícil estabelecer uma data, mas acredito que no decorrer do ano até o final do ano a gente já teria algumas câmeras pra serem usadas. Via de regra a gente vai testar inicialmente em determinados grupos da Polícia Militar e depois a gente vai avaliar, fazer estudos da questão da própria ampliação pra outras forças”, disse o secretário.

O secretário também mencionou que, como a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já iniciou os testes, a SSPDS pode aproveitar a mesma tecnologia. Dessa forma, até o final do ano, a Secretaria da Segurança espera ter câmeras prontas para uso.

Essa iniciativa visa aumentar a transparência e a prestação de contas no trabalho policial, bem como fornecer evidências mais robustas em casos de ocorrências e abordagens. A implantação das câmeras corporais é uma medida importante para fortalecer a segurança pública no Ceará e promover a confiança da população nas instituições policiais.


GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem