Segundo Alexandre Silveira, uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento do sistema
O apagão nacional desta terça-feira (15) foi ocasionado após um evento no Ceará, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa. Ainda não se sabe a natureza da ocorrência, mas conforme Silveira, "uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento".
"O que se sabe é que para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes. E um desses fatos já está detectado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aconteceu mais precisamente no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará", comentou o ministro.
O ocorrido interrompeu 16 mil MW de carga em estados. Silveira informou ainda que a energia demorou a voltar em estados nordestinos por conta da ocorrência inicial ter sido na região. O apagão aconteceu entre 8h29 e 14h49.
RELATÓRIO DA ONS DEFINIRÁ CAUSA
Um relatório final sobre o incidente deve ser entregue pelo ONS nas próximas 48 horas. Após o documento apontar a causa efetiva, Alexandre Silveira informou que o Ministério de Minas e Enerrgia vai trabalhar para "fortalecer o planejamento para evitar quaisquer outros fatos".
Ainda em coletiva, o ministro comentou sobre a hipótese inicial de um evento na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte, no Pará, devido à magnitude do sistema. Entretanto, apurações mais detalhadas do ONS detectaram o problema em território cearense.
Diário do Nordeste
Tags:
Brasil