Interior do Ceará terá temperaturas máximas de 37ºC até sexta, 25

 Com menos chuvas, ocorre a diminuição das nuvens e consequentemente o aumento das temperaturas



Com tempo estável e diminuição da umidade do ar, o Ceará deve seguir com temperaturas de 37ºC durante a tarde nas macrorregiões do Jaguaribe, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Litoral Norte. As máximas devem seguir até esta sexta-feira, 25.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é que as condições permaneçam estáveis, com o céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens, mas com chances de chuvas isoladas e passageiras no Litoral de Fortaleza pela manhã.

No início das manhãs, quando as temperaturas mínimas são registradas, estima-se que chegue entre 17ºC e 20ºC de serra das macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité.

Meteorologista explica aumento da temperatura no interior do Ceará

O meteorologista da Funceme, Augustinho Brito, explica que estamos entrando no período de diminuição drástica das chuvas, o que contribui para a diminuição das nuvens, facilitando que a radiação chegue até a superfície e consequentemente, haja aumento da temperatura.

“A diminuição das chuvas colabora, né? Para o aumento da temperatura e diminuição da umidade, ela teve também o aumento da velocidade dos ventos”, disse o meteorologista, que explicou ainda que o período de altas temperaturas no Ceará é durante o mês de outubro e que a tendência é que a umidade relativa do ar siga caindo.


“Eventualmente podem ocorrer algumas situações que aumente a umidade em determinados locais, e tem algumas predisposições e certos locais podem ter aumento na umidade. Mas climatologicamente falando, a tendência para os próximos meses é que a umidade continue a cair”, pontua.

Umidade do ar e velocidade dos ventos no Ceará

Em relação à umidade relativa do ar, a Funceme aponta que as regiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e o Cariri devem apresentar seus índices de umidade relativa entre 20 a 35%, enquanto que no Norte são previstos índices acima dos 50%, principalmente perto da faixa litorânea. Já a velocidade dos ventos terá variação entre 45 e 60 km/h na faixa litorânea e regiões serranas.


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem