O município de Itapipoca recebe, na próxima sexta-feira, 11, às 9 horas, o lançamento oficial da plataforma Empresa Mais Simples, iniciativa criada pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) que visa desburocratizar a abertura de empresas. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Cidade, em parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, e a Prefeitura de Itapipoca.
O articulador do Sebrae Jacob Bandeira, do escritório regional de Itapipoca, afirma que a chegada da plataforma irá impulsionar o empreendedorismo local, já que facilita o início e a formalização de novos negócios. “No Ceará e no Brasil como um todo, a gente tinha um cenário de registro de empresa muito demorado e burocrático, então foram pensadas formas de desburocratizar esse processo”, explica.
A iniciativa da Jucec, baseada na lei de Liberdade Econômica, é direcionada a pequenos negócios de baixo risco, que não precisam mais passar por todos os trâmites para conseguir a documentação necessária para a abertura de suas empresas.
“A plataforma integra todos os entes para o processo de registro da empresa para que, em questão de minutos, ela seja executada. Então, se eu quero montar um negócio e ele é de baixo risco, eu posso fazer de forma simplificada”, completa Jacob.
O projeto Empresa Mais Simples, no entanto, não contempla atividades empresariais que precisam de autorizações específicas, como laudo do Corpo de Bombeiros e permissões da Secretaria do Meio Ambiente. Essas empresas, afirma Jacob Bandeira, continuam seguindo os trâmites em função das especificidades de suas áreas de atuação.
Para o articulador, o movimento de desburocratização deve estimular a economia da região. “Hoje ainda há muita informalidade nos pequenos negócios, porque muitas pessoas não se sentem seguras para abrir a própria empresa”, reforça. A ideia do evento é envolver toda a cadeia que tem vínculo com os negócios, como lideranças, contadores e entidades empresariais, entre outros.
Itapipoca é o terceiro município a receber o lançamento da plataforma Empresa Mais Simples em parceria com o programa Cidade Empreendedora. Cidades como Acaraú, Trairi e Itapajé também devem receber o serviço em breve.
Segundo Jacob, essa é uma das estratégias que o Sebrae executa para potencializar as vocações econômicas de cada região, conhecendo os perfis de empreendedores e impulsionando os pequenos negócios. “Além disso, temos a Sala do Empreendedor em 9 dos 12 municípios da região. É um espaço de referência para o pequeno empreendedor, onde ele pode conseguir orientação”, ressalta.
Serviço
Lançamento da plataforma Empresa Mais Simples em Itapipoca
Quando: Sexta-feira, 11 de agosto de 2023, às 9 horas
Onde: Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapipoca (R. José Romero, 428 – Estação)
Aberto ao público
O Povo