Lula deve visitar Cuba na primeira quinzena de setembro

 Viajem do presidente a Cuba precederá sua visita aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma viagem oficial a Cuba no próximo mês. Ele tem planos de visitar o país da América Central entre os dias 15 e 16 de setembro para participar da cúpula do Grupo dos 77, uma instituição pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) composta por nações em desenvolvimento.

O Grupo dos 77, conforme definição da ONU, é a maior organização intergovernamental de países em desenvolvimento nas Nações Unidas. Conforme a organização, “o grupo fornece meios para os países do hemisfério sul articularem e promoverem seus interesses econômicos coletivos, além de melhorarem sua capacidade de negociação conjunta em todas as principais questões econômicas internacionais dentro do sistema da ONU, promovendo a cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento”.

A viagem de Lula a Cuba precederá sua visita aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York. A sessão deste ano está marcada para acontecer entre os dias 19 e 23 de setembro.

Durante sua participação na Assembleia Geral, Lula planeja defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU, um órgão encarregado de preservar a paz global. O Conselho é composto por 15 membros, sendo dez deles não permanentes e cinco permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia). Lula defende a inclusão do Brasil e de países em desenvolvimento da América Latina, África e Ásia.

Durante sua viagem oficial à África na semana passada, Lula expressou sua insatisfação com os membros permanentes do Conselho de Segurança, argumentando que são esses países que frequentemente fomentam conflitos em todo o mundo.

“Em 2023, a ONU está longe de ter a mesma credibilidade que tinha em 1945. O Conselho de Segurança, que deveria ser uma garantia de paz e tranquilidade, transformou-se em um Conselho de Segurança que promove guerras sem sequer dialogar com os outros”, declarou Lula

GC Mais 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem