A prefeitura não informou como será feito o cadastro dos estudantes
Por meio das redes sociais, o prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT), anunciou neste domingo (3), que estudantes universitários que utilizam o transporte gratuito ofertado pela prefeitura para ir às aulas em Fortaleza serão obrigados a realizar uma espécie de trabalho voluntário obrigatório para continuar utilizando o serviço.
De acordo com o prefeito, a medida serve para “regularizar o transporte universitário” para não haver “prejuízo para o município”, localizado a 50 quilômetros de Fortaleza. Segundo Figueiredo, os estudantes que utilizam o serviço serão avisados da mudança a partir da segunda-feira (4).
A mudança acontecerá a partir da segunda-feira seguinte, dia 11 de setembro. Só poderá subir nos ônibus os estudantes que já estiverem cadastrados para realizar o trabalho voluntário no município.
No vídeo do anúncio, não há informações de como os universitários devem proceder para relizar o cadastro e nem como será a “autenticação” dos estudantes.
Em uma rede social voltada para estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), os universitários do município criticaram a medida. Na nota, eles consideraram a decisão “descabida” e destacou que a proposta desconsidera a carga horária de universitários, que muitas vezes têm aulas em dois turnos e precisam realizar atividades extras de extensão e pesquisa.
GC Mais