A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil relembrou em suas redes sociais uma dura fala do Secretário Geral Dom Ricardo Hoepers, em agosto de 2018, durante uma audiência pública que debatia o aborto e contava com a participação da ministra do STF Rosa Weber. A ministra que se aposentará em breve, votou a favor da descriminalização do aborto, reascendendo o debate sobre o tema.
Veja abaixo a publicação da CNBB:
Vamos relembrar o que o Secretário geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, falou a Ministra Rosa Weber, que votou na madrugada de hoje a favor do aborto no Brasil.
Este vídeo de 06/08/2018 é de quando ainda era bispo da diocese de Rio Grande.
Porém esta mensagem de defesa a vida, se mostra atual e nos recorda o posicionamento claro e objetivo da Igreja no Brasil sobre o assunto.
“Eu quero iniciar com um ato de agradecimento à Sra. Exma. Ministra Rosa Weber, que no primeiro dia dessa Audiência a Sra. reconheceu que: “trata-se de um tema jurídico delicado, sensível, altamente polêmico enquanto envolvem razões de ordem ética, moral e religiosa”. Diante disso é estranho, mas querem nos desqualificar como fanáticos e fundamentalistas religiosos impondo sobre Estado Laico uma visão religiosa.
Onde está o fundamentalismo religioso em aderir aos dados da ciência que comprovam o início da vida desde a concepção?
Onde está o fanatismo religioso, em acreditar que todo atentado contra a vida humana é crime?
Onde está o fundamentalismo religioso em dizer que queremos políticas publicas que atendam saúde das mães e os filhos?
Por isso, a “Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reitera sua posição em defesa da vida humana com toda a sua INTEGRALIDADE (dado científico), DIGNIDADE (Art. 1º da Const.) e INVIOLABILIDADE (Art. 5º da Const.), desde a sua concepção até a morte natural” (Nota CNBB, 11/04/2017).” (Dom Ricardo Hoepers).