Aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) apresentou na Câmara um projeto que prevê criar no calendário nacional o “Dia Nacional de Combate aos Atentados à Vida de Políticos”, nomeado de “Facada Nunca Mais”.
A data em questão seria 6 de setembro, dia em que o ex-presidente foi alvo de facada enquanto realizava um comício, em 2018, na cidade de Juiz de Fora, na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Na época, ele era candidato à Presidência da República pela primeira vez.
De acordo com a proposição, anualmente, nesse dia, devem ser promovidas atividades educativas e demais eventos destinados à conscientização sobre a importância do respeito à vida e à integridade dos políticos, bem como ao fortalecimento da democracia e ao combate à violência política.
Na justificativa, Helio Lopes cita ataques contra Jair Bolsonaro (2018), Carlos Lacerda (1954), Toninho do PT (2001) e o assassinato de Celso Daniel (2002).
“Nesses termos, é indispensável que o Congresso Nacional reconheça a importância do tema e estabeleça um dia voltado para fomentar o debate e o conhecimento histórico dos acontecimentos violentos ocorridos na política brasileira e consequentemente para promover a conscientização que o tema requer para prevenir a ocorrência de outros eventos como esses”, escreveu.
Cirurgias
Internado desde segunda-feira (11) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, nesta terça-feira (12), por duas cirurgias. Ele realizou procedimentos de correção de hérnia de hiato para melhorar quadros de refluxo, soluços e tosses, e de desvio de septo, com consequência respiratória.
O Tempo