A Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, negou nesta quarta-feira (27) que a praia Barra do Cauípe vá ser utilizada para a prática de naturismo. Conforme a prefeitura, não há qualquer debate e “nem sequer foi avaliado” algum projeto neste sentido.
O posicionamento da administração veio após a divulgação por blogs locais de Caucaia de que a praia do Cauípe, localizada próxima ao Porto do Pecém, poderia ter um trecho preparado para receber adeptos do naturismo.
Ao g1, a Associação Naturista do Ceará (Anace) afirma que o grupo estava participando de uma ação de limpeza da praia quando deu entrevista a um blog local, que teria deturpado suas falas.
“O mais grave foi que falaram que a possível praia naturista seria no local onde se encontram as barracas, onde muitos turistas, muitos fortalezenses frequentam, por conta do kitesurf”, diz Evandro Cruz, presidente da Anace.
Fundado em 2020, o grupo Anace tem como objetivo "dar ao estado do Ceará representatividade naturista, tanto no âmbito nacional como internacional, promovendo e defendendo a filosofia naturista".
Conforme Evandro, a proposta do grupo, que ainda não foi apresentada oficialmente a nenhum órgão público, seria para uma área mais isolada da Barra do Cauípe.
“É bem mais lá na frente, que é um local mais tranquilo. A gente não vai mexer com ninguém, a gente quer a comunidade junto conosco, porque vai gerar emprego e renda para todas as pessoas”, diz.
Atualmente, existem apenas oito praias de naturismo no Brasil, sendo duas no Nordeste – a Praia da Tambaba, na Paraíba, e a Praia de Massarandupió, na Bahia. Um dos objetivos da Anace é estabelecer uma praia para a prática de naturismo no Ceará.
Após a repercussão, no entanto, o grupo afirmou que não vai fazer "mais nenhum tipo de pronunciamento relacionado a isso, até porque o projeto não chegou ainda a nenhum órgão público".
Diferença entre naturismo e nudismo
Conforme a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), o naturismo tem como finalidade “promover um modo de vida mais natural e saudável, dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação.”
Assim, a prática naturista tem como base a valorização da vida ao livre e aceitação do próprio corpo. Os defensores do movimento têm defendido a substituição do termo “nudismo” por naturismo, uma vez que nudismo pode ser associado a atividades sexuais. Nas praias naturistas, por exemplo, é proibida a prática de atos sexuais.
Em entrevista ao g1 em abril, o presidente da Anace, Evandro Cruz, listou entre os benefícios do naturismo a exposição solar e banhos de mar para ajudar a saúde do corpo, melhoria da autoestima e da qualidade das relações sociais.
O grupo cearense, atualmente, possui cerca de 30 associados, que realizam encontros em diversos pontos do estado. Entre as atividades do grupo estão, por exemplo, a limpeza de praias e trilhas em serras – atividades estas que realizam vestidos.
"A filosofia naturista ensina o respeito a si mesmo, ao próximo e, sobretudo, ao meio ambiente. Hoje temos associados conscientes de seu papel como membros e dispostos a encarar os grandes desafios que é construir uma entidade onde a sociedade civil como um todo entenda a nossa causa e o nosso propósito", disse Evandro.
G1
Tags:
Ceará