Após manifestação dos alunos de Ipu, a 314km de Fortaleza, a Prefeitura Municipal emitiu posicionamento e reforçou que não é a responsável por custear os ônibus universitários. De acordo com denúncia dos estudantes, a administração quer taxar a cobrança de R$ 55 por mês para poder disponibilizar o transporte.
Nesta quarta-feira (06/09), dezenas de universitários do município se reuniram e protagonizaram uma manifestação para solicitar que a Prefeitura representasse a decisão de instituir a taxa. Também em nota, a Prefeitura de Ipu afirmou que já disponibiliza nove ônibus com recursos próprios para atender os universitários que precisam se deslocar a Crateús e Sobral.
“Não é atribuição dos municípios custear despesas com ensino superior, nesse caso, não pode ser utilizado recurso do FUNDEB para essa despesa, ou seja, todas essas despesas são custeadas com recursos próprios do município. Nenhum município da região do porte do Ipu, ou até maior, disponibiliza uma frota de ônibus igual a essa para os universitários. Isso mostra o quanto a gestão valoriza e apoia nossos estudantes”, diz o posicionamento da gestão.
De acordo com as lideranças do movimento estudantil, a frota disponibilizada pela Prefeitura não é suficiente para atender uma demanda de 400 universitários.
A Noticia do Ceará