Alece recebe visita do ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, nesta sexta-feira (27)

 


A Assembleia Legislativa (Alece), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV), receberá a visita do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, nesta sexta-feira (27), às 14 horas.

Ele será recebido pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, e pelo presidente da CDHC e do CPCV, Renato Roseno. O ponto central do encontro é a entrega de relatório elaborado pela CDHC que aborda o histórico de violência institucional no Ceará. “O trabalho do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece representa uma grande contribuição para o tema no Ceará e no Brasil. Por isso, é muito importante que essa atuação possa ser compartilhada durante a visita do ministro dos Direitos Humanos”, avalia Evandro Leitão.

“Este encontro representa uma oportunidade significativa para a promoção e defesa dos direitos humanos no Ceará, permitindo a troca de informações, experiências e estratégias para combater a violência institucional e proteger as vítimas desta trágica realidade”, ressalta Roseno.

Além disso, durante a oportunidade, o CPCV apresentará o contexto da “nordestinação” e interiorização dos homicídios de adolescentes, para discutir estratégias de implementação de uma agenda nacional de prevenção à violência, especialmente voltada para as juventudes.

A partir de um trabalho de articulação do CPCV em Brasília com diversos órgãos federais, como o Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Ministério do Desenvolvimento, o Governo Federal está trabalhando em conjunto com o comitê para elaborar um termo de cooperação destinado a compartilhar a tecnologia desenvolvida pelo órgão da Alece no campo da prevenção à violência.

O CPCV

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) é uma instância de estudo, debate e mobilização instituído em 2016 na Alece, estando vinculado à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania daquela casa legislativa. Ao longo dos anos, o CPVC, que conta com parceria e articulação com diversas instituições, tem realizado estudos, pesquisas, monitoramentos, recomendações e formações com foco na prevenção à violência.


Opniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem