Um casal foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 19, em Fortaleza e no Eusébio, município da Região Metropolitana (RMF) localizado a 24 km da Capital. A dupla é suspeita de falsificar diplomas dos cursos de Engenharia e Arquitetura para emissão de registros profissionais junto aos conselhos regionais das categorias.
Na ocasião, dois mandados foram cumpridos para a apreensão dos documentos que serão analisados pela PF. De acordo com a Polícia, a dupla utilizava os diplomas para atuar ilegalmente nas respectivas áreas.
Os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, com penas de até dez anos de prisão e multa.
Ainda de acordo com a Polícia, a investigação será acompanhada pelos Conselhos Regionais de Engenharia (Crea-CE) e Arquitetura (CAU- CE).
Em nota, o CAU/CE informou que "repudia quaisquer atitudes de pessoas que busquem se passar, falsamente, por profissionais arquitetos e urbanistas".
"Destacamos que o processo de registro junto ao CAU/CE envolve um rigoroso e criterioso procedimento de validação e verificação da autenticidade de toda a documentação apresentada e que temos trabalhado incansavelmente no combate ao exercício ilegal da profissão", diz o Conselho.
O CAU/CE informou ainda que, nos últimos dois anos, mais de 200 ações civis públicas e diversas sentenças foram favoráveis em defesa da categoria. "Estamos à disposição das autoridades, da sociedade e de todas as instituições para esclarecer quaisquer dúvidas e colaborar com as investigações", conclui a nota.
O Povo