Presidente brasileiro relatou ao russo a situação dos brasileiros em Gaza e a necessidade da criação de um corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta segunda-feira, 23, por telefone, com Vladimir Putin, presidente russo. A pauta do diálogo entre os líderes foi os conflitos no Oriente Médio, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além da Guerra na Ucrânia, comunicou o Palácio do Planalto.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, ambos os presidentes concordaram sobre a necessidade de cessar os bombardeios na Faixa de Gaza e a imediata de libertação dos reféns.
Segundo a nota, Lula relatou ao russo a situação dos brasileiros em Gaza e a necessidade da criação de um corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros, assim como a entrada de remédios e água no território.
Existem aproximadamente 30 brasileiros aguardando a abertura da fronteira com o Egito para deixarem Gaza e voltarem ao Brasil.
Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, vetada pelos Estados Unidos, lamentando que, após anos, uma solução para o conflito não tenha sido encontrada.
O texto brasileiro condenava os ataques terroristas do Hamas a Israel. Também cobrava de Israel, sem menção aberta ao país, que cessasse o bloqueio à Faixa de Gaza.
Lula afirmou a Putin que o Brasil está disponível para mediar uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Na última sexta-feira, 20, Lula participou remotamente de comemoração aos 20 anos do Bolsa Família e disse que não é possível tanta "insanidade" e "irracionalidade" nos dois casos.
O Povo