A Universidade Federal do Ceará (UFC) deve construir uma estação científica no Parque Nacional de Jericoacoara. Com recursos para as obras, de R$1,5 milhão, garantidos pelo Ministério da Educação, a Universidade pleiteia a cessão de um terreno junto ao Governo do Estado. As tratativas ocorrem entre o reitor Custódio Almeida e o governador Elmano de Freitas, que sinalizou apoio à iniciativa. A expectativa é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2024.
Além da estação científica, o projeto contempla centro de formação e centro de visitantes. O objetivo é promover, por meio da ciência e da educação, o ecoturismo, combatendo atividades predatórias. “A UFC gostaria de ser uma guardiã do Parque de Jericoacoara. Estamos falando de preservação, da saúde do parque e de educação ambiental”, explica o reitor Custódio Almeida.
O equipamento será vinculado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que tem em seu planejamento o lançamento dos novos cursos de graduação em Turismo Ecológico, Meteorologia e Arqueologia, além da oferta atual de Oceanografia e Ciências Ambientais.
O Labomar já desenvolve pesquisas científicas em Jericoacoara. Entre elas estão o monitoramento com identificação de origem de resíduos plásticos, o acompanhamento da incidência de microplástico e a presença da espécie invasora peixe-leão. Também são desenvolvidos trabalhos de conscientização junto à comunidade local, como o de fim da captura de cavalos-marinhos.
O Otimista