Com o objetivo de coibir o comércio de celulares roubados e furtados, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através do Núcleo de Roubos e Furtos (NRF) da Delegacia Municipal de Sobral, recuperou 84 aparelhos celulares de janeiro até o momento atual deste ano, no município de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Vale destacar que entre os meses de setembro, outubro e novembro deste ano, os policiais civis recuperaram 22 celulares, também em Sobral. Os proprietários dos celulares foram comunicados e tiveram os bens restituídos.
Após analisar os Boletins de Ocorrência (BOs) de roubos e furtos de celulares, registrados na unidade policial que cobre a região e por meio de Boletins Eletrônicos de Ocorrência (BEOs), registrados na Delegacia Eletrônica (Deletron), os policiais civis passaram a diligenciar com o intuito de identificar onde e quem estava com os celulares.
No decorrer das apurações, os policiais civis descobriram que algumas pessoas que estavam em posse dos celulares eram consumidores que haviam adquirido o produto e não tinham conhecimento sobre a procedência dos aparelhos. Em desfavor delas foram registrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelo crime de receptação culposa.
No dia 6 deste mês, uma mulher de 22 anos foi presa em flagrante pelo crime de receptação, no bairro São José, no município de Sobral. A mulher é investigada por comprar um celular sem a caixa pelo valor de R$ 550. A mulher foi encaminhada para a Delegacia Municipal de Sobral e autuada em flagrante pelo crime de receptação.
A PCCE alerta ainda que a população não compre objetos sem nota fiscal, uma vez que esses produtos podem ser oriundos de roubos ou furtos, o que configura crime de receptação, cuja pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Desconfie também se o aparelho oferecido a você estiver sendo ofertado por um valor abaixo do mercado.
Denúncias
A Polícia Civil reforça a importância do registro de BO, por parte das vítimas, para dar continuidade às investigações sobre roubo e furto de celulares. O registro pode ser feito em qualquer delegacia. A população também pode contribuir repassando informações que possam ajudar nos trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Como consultar o número de IMEI?
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o Boletim de Ocorrência (BO).