Alunos do curso de Licenciatura em Física, do campus de Acaraú do IFCE, realizaram uma visita técnica, em 17 de novembro, ao Museu do Eclipse, em Sobral. No local, foram feitas as observações da expedição britânica durante o eclipse solar de 1919, fundamentais para a comprovação da Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein. Criado em 1999, pela Prefeitura Municipal de Sobral, para a comemoração dos 80 anos do fenômeno, o museu é um espaço de divulgação histórica e científica da Região Nordeste.
O Museu apresenta uma exposição permanente, que inclui painéis contendo mapas e fotos de Sobral na época do eclipse, dos integrantes das expedições brasileira e estrangeira que estiveram na cidade e instrumentos utilizados pelos cientistas. O espaço mescla tecnologia e elementos de 1919, com inúmeras fotografias autênticas e artefatos cuidadosamente preservados, que criam uma narrativa visual cativante ao universo científico, levando os alunos de física a um resgate histórico e à práxis da ciência, comprovado ainda pela observação do planetário.
Para o aluno Felipe Freitas, a visita foi uma grande oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos. "A experiência educativa foi além das nossas expectativas. Em meio a demonstrações interativas, mergulhamos nos conceitos complexos de gravidade e luz, compreendendo de forma prática as teorias que moldaram nosso entendimento do universo.
E além disso, mas o que mais nós encantou nessa viagem foi o Observatório, visto que ofereceu uma perspectiva celestial única, permitindo-nos explorar as maravilhas do espaço em tempo real", ressaltou.
"Foi um dia rico de conhecimento, diversão e aprendizagem que o campus de Acaraú com o curso de Física nos proporcionou", avaliou a acadêmica Mirla.
Ao final da visita, os alunos conseguiram fazer uma parada na estátua do físico Albert Einstein para tirar umas fotos. Ele que é uma referência no mundo científico.
IFCE