Altas temperaturas devem se concentrar nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte e Ibiapaba
A sensação de calor deve perdurar no Ceará durante os próximos dias, em especial, na Região Centro-Sul do estado. Com tempo firme e pouca probabilidade de chuvas, as máximas devem ficar entre 36°C e 39°C até a próxima quarta-feira, 15, nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Litoral Norte e Ibiapaba.
Para Fortaleza, a previsão também é de tempo seco e com pouca presença de nuvens, acompanhado por fortes rajadas de vento, de até 36 km/h, nos litorais da Capital e do Pecém, além de áreas serranas.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o tempo estável se deve a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está localizado sobre todo o Nordeste brasileiro. Em nota, a Funceme afirmou que o VCAN deve aumentar temperaturas e diminuir a umidade relativa do ar em grande parte da região.
As mínimas devem ser detectadas no interior do Ceará, em especial no Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité, com valores entre 16°C e 20°C.
O Povo