A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta semana projeto que proíbe telemarketing de empréstimos para aposentados e pensionistas no Ceará. A matéria visa proteger a população – em sua maioria, idosa – ao “risco de endividamento excessivo” oriundo dos empréstimos que viriam com o assédio das instituições financeiras. A medida segue para a sanção do governador Elmano de Freitas (PT).
A matéria, com subscrição de oito deputados, já havia sido apresentada em 2021, mas só foi desarquivada neste ano. Os coautores são: Renato Roseno (Psol); Guilherme Sampaio (PT); Antônio Granja (PDT); Romeu Aldigueri (PDT); Leonardo Pinheiro (PP); Dra. Silvana (PL); Juliana Lucena (PT) e Jô Farias (PT).
Em suas redes sociais, Aldigueri, líder do governo Elmano, comentou sobre a proposta. “Essa ação visa proteger nossos idosos do assédio de instituições financeiras em busca de oferecer crédito. Um projeto do colega parlamentar Renato Roseno, no qual tive o prazer de ser coautor ao lado dos demais colegas: Juliana Lucena, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar, Antonio Granja, Fernando Hugo, Gabriela Aguiar e Dra. Silvana”.
Renato Roseno também utilizou suas redes sociais para defender a proposta. “Alinhado com a Constituição, este projeto visa reforçar a segurança e o bem-estar dos consumidores mais vulneráveis no Ceará. Uma conquista para a justiça social e um mercado de consumo mais equilibrado. Vamos continuar trabalhando por um Ceará mais justo para todos”, afirmou.