A governadora em exercício, Jade Romero (MDB), informou em suas redes sociais nesta quinta-feira (30) que positivou para covid-19. Ela assumiu o Governo do Estado devido à viagem do governador Elmano de Freitas (PT) em comitiva presidencial à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda conforme a emedebista, ela apresenta sintomas leves, e, portanto, não precisará se afastar do cargo. “Nos próximos dias manterei uma agenda remota de trabalho, cumprindo o isolamento recomendado”.
O Ceará apresentou mais de 190% em aumento de casos da doença na última semana. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o aumento foi registrado entre os dias 19 e 25 de novembro. Neste período, 716 pessoas foram diagnosticadas com a infecção. Na semana anterior, de 12 a 18 de novembro, houve 247 registros. Em sua publicação nesta quinta, Jade ressaltou a importância da vacinação para a população cearense. “Quem ainda não tomou a dose da bivalente, deve procurar um posto de saúde em seu Município”, afirmou.
VARIANTE ERIS
O acréscimo pode estar relacionado à circulação da EG.5, a “variante Eris”. Segundo o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto, o “Tanta”, este aumento pode estar relacionado à circulação da variante, que começou a circular em São Paulo em agosto, mas já foi percebida no Nordeste. “Esta variante é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Esse é o cenário que provavelmente está se configurando ao longo do mês de novembro”, explica.