Na manhã da última sexta-feira, 17, foi realizado o lançamento, na Câmara Municipal de Acaraú, da exposição itinerante "Paredes e Memórias: Acaraú por sua arquitetura". A iniciativa é uma ação de extensão do IFCE Campus Acaraú, aprovada no Edital da Pró-Reitoria de Extensão do IFCE e uma parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Acaraú, pela aprovação desta ação no edital da Lei Paulo Gustavo, pelo egresso do IFCE, Carlos Vasconcelos.
O projeto tem a liderança da Professora Doutoranda Antônia Sales e a participação das acadêmicas de Licenciatura em Física, Bianca Penha, Maria Izabel e Mirla Suely. As integrantes do projeto compareceram à Câmara para falar sobre a proposta deste, que pretende resgatar a riqueza arquitetônica da cidade de Acaraú, por meio da fotografia. Ao momento na Câmara, fizeram-se presentes os parlamentares da Casa e prestigiaram alguns estudantes do Instituto.
Por meio de pesquisa bibliográfica e exploração in loco de casarões e prédios antigos, o objetivo do projeto é valorizar e destacar a arquitetura como parte vital da identidade local.
As fotografias serão posteriormente emolduradas e parte do acervo será mantido no IFCE e outra parte será doada à Biblioteca Pública Municipal. Além disso, será realizado um trabalho expositivo nas escolas da educação básica da região, como forma de conscientizar acerca da diversidade e riqueza arquitetônica da cidade.
IFCE