As redes sociais estabeleceram uma conexão que mudou a relação entre políticos e eleitores. O Otimista realizou levantamento entre os representantes do povo cearense que ocupam vagas na bancada do Congresso Nacional, assim como secretários de gestão, integrantes do Legislativo estadual e lideranças de mandato eletivo, para saber quem domina as plataformas digitais no Estado. Foram levados em consideração perfis no Instagram, Facebook, X (o antigo Twitter), YouTube e o Tiktok.
Entre os pesquisados, no somatório de todas as plataformas digitais, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) aparece na dianteira. O pedetista acumula 5,79 milhões de seguidores nas cinco redes sociais.
Ciro tem apostado nas plataformas digitais para dialogar diretamente com o público e promover debates sobre conjuntura política. Em suas análises, ele tem destacado críticas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e à gestão do atual chefe do Executivo nacional, Lula (PT).
Em segundo lugar em número de seguidores, aparece o deputado federal André Fernandes (PL). Um dos principais representantes do bolsonarismo no Ceará, o parlamentar – o mais votado nas eleições de 2022, contabiliza 5,29 milhões nas cinco plataformas digitais.
Definindo-se como o “político mais influente nas redes sociais do Nordeste”, André tem postado conteúdos de oposição ao governo Lula. Nos últimos meses, informes críticos às ações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de Janeiro dominaram as postagens.
Destaque
Antes de chegar ao Ministério da Educação (MEC) neste terceiro mandato de Lula, o senador Camilo Santana (PT) foi governador do Ceará por dois mandatos (2015-2022).
Presente em três das quatro plataformas pesquisadas – Instagram, Facebook e X – o petista é o terceiro da lista entre os mais influentes, acumulando cerca de 2,29 milhões de seguidores. Os conteúdos que têm dominado suas plataformas são divulgações das ações adotadas pelo MEC.
O deputado estadual Carmelo Neto (PL) também aparece como um dos mais influentes com aproximadamente 1,62 milhão de seguidores nas redes sociais. Mais votado para o cargo em 2022, com 118 mil votos, o político, que já foi vereador de Fortaleza, compartilha em suas plataformas conteúdos de oposição à gestão do governador Elmano de Freitas (PT), ao presidente Lula (PT) e de elogios ao ex-presidente Bolsonaro (PL).
Pauta animal
Outro destaque é o deputado federal Célio Studart (PSD), que assumiu recentemente a Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do governo estadual. Com mais de 1,49 milhão de fãs nas redes, o parlamentar ganhou notoriedade na internet com conteúdos dirigidos, principalmente, à pauta da proteção animal.
“Em um tempo em que cada pessoa pode ter seu próprio ‘meio de comunicação de massa’ com possíveis desdobramentos positivos ou negativos das informações – verídicas ou não – que propagam, é indiscutível que os microfones do parlamento não são mais a única potência de um parlamentar de pautas: aqueles que possuem projetos claros, ideológicos ou não, identitários ou não, mas que precisam da pressão, aprovação do eleitor, além da constante demonstração de atuação e presença”, justificou Célio ao O Otimista sobre a legião de seguidores.
O deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) tem 1,09 milhão. Só no Instagram e YouTube, o parlamentar concentra cerca de meio milhão de seguidores em cada rede. “Acaba que nós temos responsabilidade muito grande porque nós temos seguidores, pessoas que estão nos seguindo, elas estão apreciando o nosso conteúdo”, avaliou o político.
Ao ser questionado sobre como lida com as críticas e elogios dos seguidores nas plataformas digitais, o deputado afirmou que no começo foi difícil, mas que foi “sabendo discernir” o que é bom ou ruim, com o passar do tempo. “Alguns comentários que eu vejo são críticas construtivas, nossa, isso é uma benção de Deus, porque a Palavra fala que quando há comunhão, quando há até confronto, quando há verdade e quando há conselho, há a sabedoria”, ressaltou.
Influência
Mesmo fora de mandatos eletivos desde 2022, quando disputaram o governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) têm mantido forte influência nas redes sociais. Com quase um milhão de seguidores (924 mil) nas plataformas digitais, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, tem dedicado parte das suas postagens para compartilhar conteúdos de oposição à gestão Elmano (PT) e sobre a atual situação política do Estado.
O ex-deputado federal Capitão Wagner, atual secretário de Saúde do município de Maracanaú, tem 828 mil seguidores. O político tem mesclado publicações sobre a atual conjuntura política do Ceará, agendas do partido União Brasil – já que é presidente estadual da legenda – além de conteúdos sobre saúde.
Wagner afirmou que sempre deu “muita importância” à questão da comunicação desde quando se candidatou a cargo pela primeira vez, já que as plataformas digitais são um meio de conversar diariamente com os eleitores e com a militância. “É uma ferramenta para divulgar ideias, propostas”, ressaltou.
Sobre lidar com o público e os chamados “haters”, Capitão Wagner afirmou que evita o embate. “A gente sabe que muitas vezes esse hater não quer debater, nem discutir, ele quer simplesmente gerar mal-estar. A postura hoje é, identificado essa pessoa, a gente apenas cumprimentar com um ‘bom dia’, um ‘boa tarde’ ou ‘boa noite’, um que ‘Deus lhe abençoe’ que é a melhor forma de mostrar que temos equilíbrio”, enfatizou.
A lista de políticos mais influentes do Ceará é completada pelo senador Eduardo Girão (Novo). Eleito em 2018 com os votos de 1.325.786 cearenses, o parlamentar acumula 868 mil seguidores nas plataformas digitais pesquisadas pelo O Otimista.
Quem domina?
Ciro Gomes domina na maioria das redes sociais. O pedetista é mais seguido no Instagram (1.617.045), Twitter (1.620.111), YouTube (616.000) e TikTok (938.800). A única exceção é o Facebook, no qual o deputado federal André Fernandes tem mais fãs; sendo acompanhado por 1.9 milhão de pessoas.