Itapipoca foi destaque nesta semana ao ser a cidade ganhadora estadual do Prêmio Band – Cidades Excelentes, na categoria sustentabilidade. A cidade ficou ao lado dos municípios de Fortaleza e Crato na final, tendo levado a melhor na categoria.
“Nossa cidade está no caminho certo e recebendo o reconhecimento que merece.” afirmou o Prefeito Felipe Pinheiro.
A solenidade de entrega da etapa estadual aconteceu no dia 13 de novembro, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Promovido pela Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e o Instituto Áquila, o prêmio teve como finalistas 38 dos 184 municípios cearenses.
Entre as autoridades, participaram do evento o diretor geral da Band Ceará, Carlo Bastos; presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Abelardo Benevides; procurador geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o assessor para Assuntos Municipais Governo do Ceará, Artur Bruno, representando o Governador do Estado; o deputado Diassis Diniz, representando o presidente da Alece; o presidente da Associação de Prefeitos do Estado do Ceara (Aprece), Junior Castro; o representante do Instituto Áquila, Rogério Bacafi, entre outros. Prefeitos, vereadores e gestores de municípios cearenses também participaram da solenidade.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Todas as cidades foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local. A etapa estadual contemplou cidades nas categorias de até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
A etapa estadual neste mês de novembro acontece em todos os estados brasileiros, quando estão sendo conhecidos os três melhores municípios de cada categoria. Um certificado alusivo à qualidade da gestão no pilar com maior pontuação foi concedido aos municípios contemplados nas respectivas áreas e categorias.
Já na fase nacional, que será realizada em Brasília (DF) no dia 11 de dezembro de 2023, o prêmio dará um troféu para os vencedores de cada pilar e de cada categoria populacional. Todos os demais classificados para a etapa nacional, mas não ganhadores, receberão certificados alusivos ao destaque em âmbito nacional. Concorrem na etapa nacional as categorias de cidades: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e Capitais.
O prêmio
O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da Administração Pública no Brasil. A ideia é reconhecer as gestões municipais com melhor desempenho em 6 pilares definidos pelos especialistas para a avaliação.
Portal Terra da Luz