Com 293 assassinatos, o último mês de outubro foi o mais violento registrado neste ano no Ceará. É um aumento de 17,57% em relação a outubro de 2022, quando 249 homicídios foram registrados no Estado. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e foram divulgados na tarde desta terça-feira, 14.
Outubro ainda foi o mês com mais Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará desde outubro de 2021 — naquele mês, 298 assassinatos foram registrados. Os CVLIs englobam homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
A violência em algumas regiões de Fortaleza ajudaram a aumentar o número total de homicídios no Estado. As Áreas Integradas de Segurança (AIS) 2, 3, 4 e 8 também tiveram, em outubro, os seus meses mais violentos no ano.
Na AIS 2, onde ficam bairros como Siqueira, Bom Jardim e Conjunto Ceará, foram registrados 12 assassinatos. Já na AIS 3 (de Messejana, Jangurussu, Conjunto Palmeiras e outros) foram 18 assassinatos, o mesmo número registrado em setembro.
Na AIS 4, foram nove homicídios. Nesta área estão Centro, Carlito Pamplona e Farias Brito, entre outros. E na AIS 8 (Pirambu, Barra do Ceará, Vila Velha e mais quatro bairros) foram registrados 10 CVLIs.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, outra área a registrar recorde no ano foi a AIS 24, que reúne Maranguape, Pacatuba e Guaiúba. Foram 22 assassinatos no último mês nesses três municípios.
Diante da recente onda de assassinatos registrada no Estado, a SSPDS anunciou a criação do Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, composto por equipes da pasta e da Polícia Civil.
A SSPDS ainda destacou que, entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, 11.100 armas foram apreendidas pelas Forças de Segurança do Estado.
O Povo